Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cidadania é a prática dos
direitos e
deveres de um(a) indivíduo (pessoa) em um
Estado.
[1] Os direitos e deveres de um cidadão devem andar sempre juntos, uma vez que o direito de um cidadão implica necessariamente numa obrigação de outro cidadão. Conjunto de direitos, meios, recursos e práticas que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo.
|
Quinta do Conde - Sesimbra |
Desleixo
Todos os Quinta condenses atentos e preocupados com o asseio e manutenção da coisa pública, verificam atualmente, o desleixo que existe por parte dos serviços camarários competentes, no que toca ao zelo, manutenção e reparação desses bens públicos.
Exemplos são, entre outros: calçada solta em muitos dos passeios pedonais da nossa Vila, ausência de limpeza e manutenção desses equipamentos, veículos ocupando permanentemente, impunemente, e sem necessidade esses passeio...s, etc. etc.
|
passeios danificados, pedras soltas |
|
Rua Jaime Cortesão - Piteira Santos |
Um exemplo flagrante, situa-se na Rua Jaime Cortesão e rua Piteira Santos, onde para uma não sei quê reparação, se levantou o pavimento pré-fabricado há mais de três meses. Essas peças de pavimento estão por ali algumas, que são tentação para grupos de jovens irreverentes ou energúmenos para arremesso a montras, janelas e não só; outras vão desaparecendo e quando a reparação for feita, (se for) teremos nós os contribuintes que pagar as que faltam!
É notório infelizmente também, a ausência de civismo e de cidadania, porque um só a reclamar... não vai lá!
O autor deste texto, frequenta regularmente as reuniões ordinárias da Junta de freguesia de Quinta do Conde. Numa dessas reuniões, expus o assunto acima citado, obtendo do Sr. Presidente da desta Junta de Freguesia o argumento de que este é um assunto da responsabilidade da Camara Municipal de Sesimbra. Afinal, pergunto eu: para que serve a Junta de Freguesia? O que fazem os seus membros? Não poderia no mínimo fazer o papel de exigência da necessária manutenção e reparação desses bens públicos perante os serviços municipalizados? Nota-se um crescente desinteresse e desleixo na manutenção de passeios etc., que se não se zelarem, custa mais na reparação, fazendo naturalmente falta essas verbas para outros fins de grande necessidade também.
Já agora, peço-vos Senhores Membros do Elenco Autárquico de Quinta do Conde: Não façam tudo próximo a eleições; depois já é tarde!
Luís Braz
Sem comentários:
Enviar um comentário